Fullmetal Alchemist é uma obra japonesa que conta a história de dois irmãos alquimistas que buscam reparar erros passados, e hoje eu pretendo fazer um texto analisando do que eu entendi da obra baseado na minha experiência assistindo não só o anime (Fullmetal Alchemist: Brotherhood) como algumas analises externas.
[CONTÉM SPOILERS]
História
Primeiro aspecto a se analisar no universo de Fullmetal é sua semelhança com o mundo real, pois temos países análogos ao que encontramos na vida real, principalmente aos do Velho Mundo. O país no qual os protagonistas, e boa parte da história, se passa é o chamado país de Amestris, no qual foi criado após a destruição de Xerxes, um país com arquitetura, roupas e cultura muito próxima de uma amalgamação de vários povos antigos, mas dentro os quais podemos destacar os Persas, oque não é surpresa ao lembrarmos a origem de seus nomes.
Xerxes foi o rei da Pérsia e um dos grandes reis da Antiguidade, e podemos vê-lo em boa parte do tempo com representações negativas na ficção, como um governante louco pela ideia de ser Deus e possuidor de uma grande vaidade, na nossa obra analisada não é muito diferente, visto que ele busca por meio do Homúnculo original a imortalidade, porém fracassando e condenando sua população inteira a ser usada com um sacrifício humano para o Homúnculo.
Amestris por sua vez era a esposa de Xerxes, que foi descrita por Heródoto como uma mulher vaidosa e que, ao não aceitar a velhice, vai ao seu deus, sacrificando 14 homens nobres os enterrando na terra para obter a juventude novamente. Algo análogo ocorre no anime, visto que o país de Amestris tem sua origem no plano feito pelo Homúnculo para sacrificar toda a população, tornando-se ele mesmo Deus e vendendo como um plano de imortalidade para os humanos que ajudassem a ele. Os habitantes de Xing também identificam a alquimia de Amestris como diferente e estranha, dando a eles uma sensação de mau presságio, isso ocorre porque a Amestris tem sua alquimia baseada na conexão com a terra e o subsolo, o mesmo solo que foi palco do sacrifício humano de todo o pais de Xerxes, e foi usando o solo que Amestris (esposa de Xerxes) mata enterrando os 14 nobres em troca da imortalidade.
Por fim, poderíamos falar sobre a semelhança entre o pais de Amestris e a Europa, especialmente a Alemanha no século 20, como vemos no tempo presente do anime Amestris possui uma arquitetura muito alemã, com casas mais rusticas e muitas partes de pedra, essa parte mais militar é destacada na Central e na cidade ao norte, Briggs, enquanto o restante do país é mais rural e com a valorização das tradições locais. O tópico das etnias em Fullmetal é extenso o suficiente para ter uma parte própria, mas pincelando a parte que mais nos interessa agora, Amestris, por ter essa semelhança com a Alemanha no século 20, também tem a sua exaltação pela sua ancestralidade raça ariana (se considerando superior as demais) mentalidade embutida principalmente na politica e no alto escalão militar, essa ideia não vem do nada, visto que a raça ariana teria surgido do povo indo-europeu, que deu origem a Europa e alguns povos da Ásia.
Por hoje é só isso, estava querendo falar isso com alguém mas não sei se alguém se interessaria então escrevi e postei por aqui mesmo. Se eu tiver mais alguma coisa para escrever eu venho aqui de novo kkkkk
Obrigado pela leitura e qualquer crítica/feedback é sempre bem-vindo =)
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Amestris
https://en.wikipedia.org/wiki/Xerxes_I
https://fma.fandom.com/wiki/Amestris
Fullmetal Alchemist
- endercraftm
- Contato:
Fullmetal Alchemist
Salve Endergrado!